ETAR de Faro Olhão
A ETAR de Faro-Olhão foi construída no final de 2018, no local da antiga ETAR de Faro Nascente, no Concelho de Faro, a cerca de 2 km a este da cidade de Faro, numa parcela no local do Sítio da Garganta, na margem esquerda do rio Seco, incluída na zona lagunar da Ria Formosa.
Esta ETAR trata, quer uma parte das águas residuais geradas na cidade de Faro e do Concelho de S.Brás de Alportel e que eram encaminhadas para a antiga ETAR de Faro Nascente, por lagunagem, quer as águas residuais geradas na cidade de Olhão e que eram tratadas na ETAR de Olhão Poente, por lagunagem.
Com esta ETAR foi possível desativar os antigos sistemas de lagunagem, que se revelavam subdimensionados e desadequados, do ponto de vista do nível de tratamento efetuado.
Link: https://360.aguasdoalgarve.pt/faroolhao/index.htm
ETAR da Companheira – Portimão
A ETAR da Companheira localiza-se a nordeste da cidade de Portimão, no sítio do Bom Retiro – Companheira, na margem direita da ribeira da Boina e a sul da EN125.
A água residual a tratar na ETAR da Companheira é proveniente do sistema intercetor de Portimão, constituído por um eixo central, que integra um coletor gravítico, em túnel, com quase 10 km de extensão e um diâmetro exterior de 1500 mm, na zona terminal de ligação à ETAR. Na sua totalidade o sistema intercetor, em alta, tem 79 km e integra 30 estações elevatórias. As afluências a este coletor central (gravíticas e elevatórias) são provenientes dos aglomerados urbanos do concelho de Portimão, Ferragudo e Parchal, no concelho de Lagoa e Brejão, Caldas de Monchique e Monchique, do concelho de Monchique.